IPTU Piracicaba 2018

IPTU 2018 tem reajuste de 1,95% em Piracicaba

O Imposto Predial e Territorial Urbano de Piracicaba (IPTU) terá o valor venal reajustado em 1,95% para 2018. A adequação foi assinada pelo prefeito – decreto número 17.332/2017. A expectativa da prefeitura é que a arrecadação com o tributo seja de R$ 98 milhões.

O aumento tem como base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre dezembro de 2016 e novembro deste ano.

Os carnês começam a ser distribuídos entre janeiro e fevereiro. Devem ser enviados 194.048 documentos – 43.082 referentes a terrenos e 150.966 prediais. Para quem pretende fazer o pagamento à vista, a previsão é que o vencimento ocorra no dia 15 de março. Os contribuintes que preferirem pagar em parcelas, a primeira deve ser quitada até o dia 20 de março.

Valor Venal IPTU Piracicaba 2018

IPTU 2018 PiracicabaO valor venal de um imóvel refere-se a uma estimativa de preço por compra e venda que o Poder Público estipula para determinados bens — ou seja, o preço que o imóvel alcançaria em uma transação à vista. A finalidade principal dessa avaliação é definir o valor de emolumentos administrativos ou judiciais — quando necessário — e, principalmente, de certos impostos.

Como exemplo, temos a cobrança do IPTU ( Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana ) em nível municipal. Alguns coeficientes são considerados para o cálculo do valor venal do imóvel — que podem variar de cidade para cidade. Normalmente, o cálculo leva em consideração as características do imóvel ( posição, idade, tipologia ), a função da área da edificação, a utilização ( comercial, residencial ou outros ) e a média de valor do m² para os imóveis no mesmo logradouro ( valor unitário padrão ). No entanto, cabe reforçar que o cálculo varia em cada cidade.

IPTU Piracicaba 2018 Parcelamento – Quantas Parcelas?

Ao emitir/receber seu boleto referente ao IPTU Piracicaba 2018 você poderá dividi-lo em até 10 vezes, sendo necessário pagar esse valor todos os meses até ser finalizado. O parcelamento pode ser feito por pessoa física ou jurídica.

Consulta e como emitir o boleto do IPTU Piracicaba 2018?

Emitir o boleto do IPTU Piracicaba 2018 é muito fácil através do site da Prefeitura de Piracicaba. É possível emitir os boletos através do sequencial do imóvel acessando o Portal de Finanças no site da Prefeitura de Piracicaba. Para emitir os extratos acesse: https://sistemas.pmp.sp.gov.br/iptu

*Este site não coleta dados, você será redirecionado ao sistema oficial da Prefeitura de Piracicaba.

IPTU Piracicaba 2018 Segunda Via

A segunda via do IPTU Piracicaba é feita da mesma forma que a emissão do boleto. Acesse o site da Prefeitura acima e consulte o IPTU informando os dados solicitados.

IPTU Piracicaba 2018 Débitos Atrasados

O IPTU Piracicaba é cobrado todos os anos pela prefeitura da cidade e é importante ficar atento as datas e aos valores que são relacionados ao seu pagamento. Os valores de impostos em atraso, de exercícios anteriores, podem ser parcelados pela internet, através do site da Prefeitura de Piracicaba. Porém quanto mais parcelas, o ônus é maior para o contribuinte. Sobre o valor do imposto atrasado, corrigido monetariamente, incidem multa de 20% e juros de 1% ao mês.

IPTU Piracicaba 2018 Certidão

A Certidão Negativa de Débitos ( CND ) Piracicaba é um documento emitido por qualquer órgão do governo. Ele confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem. É como um atestado de regularidade. É possível emitir a CND de Piracicaba no site da Prefeitura.

Isenção IPTU Piracicaba 2018

Lei municipal em vigor desde 1993 em Piracicaba (SP) prevê isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para aposentados e pensionistas proprietários de um único imóvel na cidade com até 70 metros quadrados de área construída.

A isenção do pagamento do imposto é total quando o imóvel tem até 50 metros quadrados de área. De 50,1 metros a 70 metros, o desconto é de 50% do valor cobrado. A medida não vale para a taxa de serviços públicos, cujo boleto para pagamento é entregue junto com o carnê do IPTU.

Os aposentados e pensionistas que se encaixam nas regras devem se cadastrar na Prefeitura para terem direito ao benefício. Os interessados devem levar documentos pessoais e o carnê do IPTU deste ano para pleitear o desconto para a cobrança de 2018. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na praça de atendimento localizada no térreo 1 do Centro Cívico (Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2.233, Chácara Nazareth). Caso o aposentado ou pensionista não possa comparecer à Prefeitura, o representante legal deverá apresentar procuração jurídica.